Hoje em dia, ouvimos vários, atletas, profissionais de educação físicas, pessoal influente no mundo de academias, sempre falando em calorias, afinal o que são as temidas calorias?
Caloria basicamente é a quantia de calor que aumenta a temperatura de 1g de água em 1ºC (só por curiosidade, em física uma caloria é representada por 4,18 joules, que é a unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades). Contudo, para medir a quantidade de energia gerada pelo alimento, podemos utilizar a unidade quilocalorias (kcal), que é igual a 1000 cal. Uma maça, por exemplo, tem, aproximadamente, 70 kcal.
As calorias dos alimentos pode ser medida através de um aparelho chamado calorímetro, utilizado por profissionais de física. O alimento é colocado nesse aparelho e queimado e um termômetro mede o aumento de temperatura.
Contudo, entende-se que quanto maior o nível de atividade física, mais calorias são consumidas pelo organismo. Com isso, as pessoas precisam comer mais para repor as calorias perdidas.
Excesso de calorias em nosso corpo. Cuidado!
Se o alto consumo de calorias está maior do que gasta, o resultado poderá ser a obesidade. Existem vários fatores que podem influenciar para que isso aconteça, por exemplo: o consumo de alimentos ricos em açúcares e gordura, e a falta de atividade física.
Veja algumas comparações de alimentos saudáveis e outros que consumimos no nosso dia-dia. 100g de maçã tem 63 kcal, e 100g de banana equivale a 98 kcal. Por outro lado, 100g de bolo de chocolate 440 kcal, e 100g de chocolate tem 540 kcal. Devido a isso, é importante evitar o consumo de alguns produtos como balas, doces, chocolates, refrigerantes, chicletes e sorvetes, em grande quantidade, principalmente antes das refeições.
Além disso, levando em consideração o alto valor calórico, esses alimentos não possuem os demais nutrientes (vitaminas, proteínas, etc.) em quantidade adequada. Seu consumido “engana” o organismo fazendo diminuir o apetite temporariamente sem fazer as necessidades alimentares da pessoa, favorecendo o aparecimento da obesidade.
Sempre lembrando que, o tratamento da obesidade tem ser feito através de orientações medicas, onde a maioria irá indicar uma reeducação alimentar, além do aumento do gasto calórico através de exercícios físico acompanhado por um profissional.
créditos: corpoefitness.com